04/08/2016 às 11:05 Maternidade

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

1116
2min de leitura

POR: ANGELA LOPES

Psicologia Perinatal

CRP: 06/88351

De 1 a 7 de agosto comemoramos a Semana Mundial de Aleitamento Materno, neste ano com o tema “Presente Saudável, Futuro Sustentável”. Um tema bem amplo que nos faz refletir além das questões ecológicas da amamentação.

Podemos considerar que algum tempo atrás existia uma aprendizagem subliminar sobre a amamentação que hoje não existe mais. As mulheres não realizam mais a transmissão cultural que antes era feita naturalmente de mãe para filha.

Está mais que provado cientificamente que amamentar só traz benefícios para o bebê e para a mãe. A mãe oferece mais do que satisfação às necessidades do bebê, quando ela amamenta, ela também nutre o bebê de afeto, de carinho, de conforto e segurança, não é somente um alimento.

Sabemos também que o leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, atende todas as necessidades do bebê relacionadas a nutrientes e sais minerais até os seis meses e é indicado pela Organização Mundial de Saúde a continuidade até dois anos ou mais. O leite materno é muito fácil de ser digerido pelo bebê, colabora para o sistema imunológico da criança e previne alergias. O momento da amamentação auxilia e aumenta o vínculo entre mãe e filho entre outros inúmeros benefícios.

Mesmo considerando todos esses beneficios, é importante não romantizarmos a amamentação, pois podem existir neste processo com a dupla mãe/bebê muitas experiências boas e prazerosas, mas também podem ocorrer muitas dificuldades e cansaço. Sendo assim, o suporte amoroso da família e daqueles que a cercam é fundamental para fortalecer essa mãe no percurso da amamentação e na construção da sua maternagem.

Acredito que os grupos de apoio para mães também são de fundamental importância neste período, esses grupos permitem que as mulheres sejam apoiadas e acolhidas por profissionais e também por outras mães que estão passando a mesma fase, muitas vezes com dificuldades parecidas. Elas se encontram e se sentem aliviadas por ter um espaço entre iguais, com outras mães onde não serão julgadas e não ouvirão palpites, mas podem ser elas mesmas, encontrando-se consigo mesmas.

04 Ago 2016

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aleitamento materno amamentação amamentar Bebês mães maternidade vínculo materno

Quem viu também curtiu

11 de Out de 2017

Maternidade de Campinas adere ao Programa Parto Adequado.

12 de Jan de 2017

Desejo de Grávida - Mito ou verdade

21 de Mar de 2018

Dia Internacional da Síndrome de Down - O Cromossomo do Amor.

Que bom que você gostou! ♥ Me chama por aqui agora mesmo!!!
Logo do Whatsapp