11/10/2017 às 14:18 Maternidade

Maternidade de Campinas adere ao Programa Parto Adequado.

2117
3min de leitura

Responsável por 60% dos nascimentos em Campinas, 

Maternidade anuncia adesão ao Programa Parto Adequado.

 Com 70% dos partos feitos por meio de cesarianas e responsável por  cerca de 60% dos nascimentos em Campinas (SP), a Maternidade de Campinas  anunciou, nesta quarta-feira (11), a inscrição do tradicional hospital  na segunda fase do Programa Parto Adequado (PPA), uma iniciativa do  governo federal e unidades particulares para a redução das cesáreas  desnecessárias e a melhoria no atendimento às gestantes e aos bebês.    

 Para se adequar ao programa, os hospitais e maternidades necessitam de  alterações no corpo de recursos humanos e profissionais da saúde, e o  atendimento às gestantes e bebês, desde o pré-natal até o pós-parto.   Entre os meses de janeiro e setembro de 2017, a Maternidade de Campinas  realizou 7.658 partos, sendo 5.355 por meio de cirurgias cesarianas.  Vale lembrar que o hospital atende toda a região metropolitana.  

 Do total de partos, 3.712 foram feitos pelo Sistema Único de Saúde  (SUS), dos quais 2.043 (55%) por meio de cesáreas e 1.669 vaginais.  Porém, pela Saúde Suplementar (convênios) e particulares, o percentual é  maior. As cesáreas são 83,93% e os partos normais, 16,7%.  

 "O Brasil, infelizmente, é campeão mundial de cesáreas. O ideal é na  faixa de 30% e 70% de partos normais. Portanto, no Programa Parto  Adequado é evoluir gradativamente mudando a cultura, tanto da paciente,  da mãe, como também da equipe multidisciplinar", disse o diretor  presidente da Maternidade, Carlos Ferraz. 

Partos:   

 A cirurgia cesariana aumenta em 120 vezes a probabilidade de problemas  respiratórios para o recém-nascido, segundo os médicos, e triplica o  risco de morte da mãe.    

 Ainda segundo os médicos da Maternidade, cerca dos 25% dos óbitos  neonatais e 16% dos óbitos infantis no país estão ligados à  prematuridade. "Nós temos que trabalhar para tirar aquele medo do parto  normal", completa Carlos Ferraz.    

 A literatura médica indica, ainda, que a passagem do bebê pelo canal  vaginal, na hora do nascimento, põe a criança em contato com bactérias  presentes nessa área do corpo que fortalece o sistema imunológico e  previne o desenvolvimento de alergias e outros problemas de saúde.    

 Para o coordenador da Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic,  Guilherme Succi, a conscientização do parto normal abrange várias  instâncias. Conscientização do médico, da família, da equipe de  enfermagem, além dos alunos das universidades. "O parto normal é feito  no hospital e a mãe não vai sentir dor, onde o bebê vai ser bem acolhido  e var nascer melhor. O maior risco da cesária é que o médico tenta  decidir quando o bebê está pronto", afirma.    

Quartos especiais:   

 A Maternidade de Campinas também anunciou nesta quarta-feira que terá  cinco quartos especiais para partos normais, uma forma de tirar estes  nascimentos dos ambiente obstétrico. "O custo que nós temos no centro  obstétrico é mais alto", informa o diretor presidente. Ainda segundo  ele, estes quartos serão para o pré-parto, parto e pós. A inagurução  destes cômodos ainda não tem data prevista. 

(Foto: Reprodução/ EPTV)

Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/responsavel-por-60-dos-partos-em-campinas-maternidade-anuncia-adesao-ao-programa-parto-adequado.ghtml

11 Out 2017

Maternidade de Campinas adere ao Programa Parto Adequado.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

12 de Jan de 2017

Desejo de Grávida - Mito ou verdade

21 de Mar de 2018

Dia Internacional da Síndrome de Down - O Cromossomo do Amor.

04 de Ago de 2016

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

Que bom que você gostou! ♥ Me chama por aqui agora mesmo!!!
Logo do Whatsapp